top of page

SOBRE

Aline de
Almeida
Moraes

CRP-RS:07/29853
WhatsApp Image 2023-02-18 at 17_edited_edited.jpg

             Meu nome é Aline de Almeida Moraes. Sou graduada em Psicologia, com ênfase na Integralidade da Atenção à Saúde e na Defesa dos Direitos Humanos, pelo Centro Universitário Metodista – IPA, desde 2018.

 

              Minha trajetória acadêmica e profissional me permitiu transitar por entre muitas áreas da psicologia, tendo atuado com os mais variados públicos em diversos locais, como o Instituto do Câncer Infantil, ONGs, posto de saúde, asilo e escola. Desde a minha formação, atuo como psicoterapeuta.

 

              Sou especialista em psicologia clínica e permaneço em constante atualização profissional para melhor atender meus pacientes.

 Artigo científico publicado:

Compartilho aqui meu artigo científico publicado na Revista Fronteiras em Psicologia, que se chama "UM OLHAR CLÍNICO DE INSPIRAÇÃO FERENCZIANA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES"

Este trabalho desenvolve uma reflexão a partir de algumas das formulações clínicas psicanalíticas de Sandòr Ferenczi, discutindo suas possíveis contribuições no tratamento da depressão em adolescentes. Doença esta que é vista pelos profissionais da saúde como o grande mal da sociedade moderna, e que muitas vezes leva jovens e pessoas de todas as idades a cometerem suicídio. Sendo a adolescência uma fase de drásticas mudanças no ser humano, a clínica psicanalítica inspirada em Ferenczi propõe um cuidado com mais tato e empatia, reformulando certos princípios tradicionais da técnica formulados por Freud, envolvendo, fundamentalmente, uma elasticidade que faz da cena terapêutica um ambiente acolhedor e pautado pela confiança mútua. Desta forma, o terapeuta deixa de lado aquela postura abstinente e distante, colocando em prática o “sentir com” o paciente, colocando-se numa relação mais afetiva e engajada, marcada pelo declínio da interpretação.

Segue o link:

https://fronteirasempsicologia.com.br/fp/article/view/73

bottom of page